Degradação e uso sustentável de materiais poliméricos

Objetivos: Estudo de degradação e biodegradação de materiais poliméricos. Estudo de propriedades fotoquímicas de compostos e materiais resistentes a radiação UV e radiação VUV. Desenvolvimento de produtos, tecnologia e processos para acelerar a degradação de materiais. Desenvolvimento de produtos, tecnologia e processos para evitar a degradação de materiais poliméricos. Estudo de resíduos poliméricos (microplásticos) no ambiente marinho.

Extração e melhora de propriedades de compostos de origem natural

Objetivos: Uso de biomassa como fonte renovável de energia e matérias primas. Estudo das propriedades físico-químicas para melhor aproveitamento de recursos e maximização do seu desempenho. Pesquisa e desenvolvimento de processos químicos de interesse industrial a partir de  celulose, madeira, lignina, madeira e compostos extraídos de biomassa como taninos, extrato de acácia, resíduos de agroindústrias, resíduo de biomassa, etc. 

Desenvolvimento e aplicação de materiais à base de biopolímeros

Objetivos: Desenvolver materiais biopoliméricos ou polímeros naturais, ou formulação com componentes majoritários biopoliméricos bem como os processos necessários para sua manufatura e processamento nos diversos segmentos de produção.
 
 

 
 

Polímeros, membranas, superfícies e interfaces 

Objetivos: Estudo e desenvolvimento de polímeros e membranas, modificação de suas propriedades superficiais e interfaciais e influências nas respectivas aplicações. Estudo da ciência de superfície e fenômenos relacionados.

Síntese e cristalografia de ligantes e complexos metálicos 

Objetivos: Desenvolvimento, estudo e aplicação tecnológicas de materiais no estado sólido de complexos metálicos e variados ligantes (orgânicos, inorgânicos e híbridos) com o foco de pesquisa e desenvolvimento em catálise, fotofísica, fotoquímica, atividade biológica, magnetismo e materiais porosos.

Sistemas e regimes fluidodinâmicos

Objetivos: Desenvolvimento e otimização de operações que utilizam regimes fluidodinâmicos para a movimentação de partículas e seu emprego na tecnologia de modificação de materiais e compostos. Desenvolvimento de operações de separação de misturas aplicas a Engenharia Química e Ciência e Tecnologia de Alimentos. Inovação em produção e beneficiamento de sementes e alimentos.

Desenvolvimento de materiais para  processos catalíticos

Objetivos: Desenvolvimento, estudo e aplicação tecnológicas de materiais (orgânicos, inorgânicos e híbridos) para processos catalíticos. Otimização de processos catalíticos com foco em Química Verde. Otimização de processos de forma a desenvolver métodos de produção sustentáveis.
 
 
 

Fotoquímica aplicada à síntese, modificação, funcionalização, processamento e degradação de materiais e compostos

Objetivos: Estudo da interação da radiação eletromagnética com a matéria, suas reações e desenvolvimento de tecnologia e processos baseados em fenômenos fotoquímicos. Inserção da ciência fotoquímica na síntese, processamento e aplicação de novos materiais, e também a utilização da radiação eletromagnética em processos de degradação da matéria. Desenvolvimento de materiais inteligentes com características de estímulo-resposta baseados na interação luz matéria. 

Desenvolvimento de tecnologias associadas ao gerenciamento ambiental

Objetivos: Diagnosticar pontos de vulnerabilidade de contaminantes da água, solo e ar. Inovação no gerenciamento ambiental e no monitoramento de contaminantes emergentes no meio ambiente.

Estudo de propriedades espectroscópicas de compostos e materiais

Objetivos: Estudar as propriedades espectroscópicas para identificar novas tecnologias e novas aplicações para materiais e compostos químicos. Desenvolver tecnologias que utilizem-se das propriedades espectroscópicas como princípio de operação. Desenvolver metodologias de estudo de propriedades espectroscópicas.